TUMULTO EM BRASÍLIA: Deputado Glauber Braga é Retirado à Força da Cadeira da Presidência da Câmara

  • 09/12/2025

TUMULTO EM BRASÍLIA: Deputado Glauber Braga é Retirado à Força da Cadeira da Presidência da Câmara

Em protesto inédito contra possível cassação, Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupou a Mesa Diretora por duas horas. Policiais legislativos agiram para retirá-lo, gerando confusão, corte na transmissão da TV Câmara e acusações de desrespeito ao regimento.


BRASÍLIA, 09 de Dezembro de 2025 – Uma cena inusitada e de alto tumulto marcou a tarde desta terça-feira (9) na Câmara dos Deputados. O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força por policiais legislativos após se recusar a deixar a cadeira do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O protesto, que durou cerca de duas horas, foi motivado pela iminente cassação de Braga, que é acusado de quebra de decoro parlamentar por agredir um militante em abril de 2024.

Sessão Conduzida por Invasão

Por volta das 15h30, Glauber Braga se sentou na cadeira de Motta e, de forma inédita, passou a conduzir a sessão, chamando outros deputados para discursar. Após um breve intervalo, ele voltou, ocupou novamente a cadeira e anunciou que não sairia mais, em claro desrespeito ao regimento interno da Câmara.

A situação escalou rapidamente. Durante o tumulto, a TV Câmara cortou a transmissão e jornalistas foram retirados do plenário pelos policiais do Congresso. Na confusão, a deputada Célia Xakriabá (PSOL) chegou a cair, e a deputada Sâmia Bomfim (PSOL), esposa de Braga, tentou evitar que ele fosse retirado. O deputado teve o terno rasgado na ação.

Reação da Presidência e Apuração

Após a retirada de Glauber Braga, o presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que o deputado desrespeitou a Câmara com a ocupação. Motta também determinou que sejam apurados "possíveis excessos" por parte da segurança do Congresso contra a imprensa e os parlamentares envolvidos na confusão.

A Comissão de Ética deve analisar o caso de desrespeito ao regimento interno, somando mais um capítulo à tensa situação política do deputado do PSOL.


#NekinhasPolitica ¦ #GlauberBraga ¦ #CamaraDosDeputados ¦ #PoliticaNacional ¦ #PSOL ¦ #Tumulto


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes