DEBATE E CULTURA: Projeto 'Mediando Saberes' é Elogiado pela Educação e Pode Entrar no Aniversário de Timóteo em 2026!
- 05/12/2025
Cartilha sobre patrimônio cultural de Timóteo será adotada como apoio pedagógico na rede municipal. Ação de educação patrimonial fortaleceu o sentimento de pertencimento e pode ser institucionalizada nas festividades de abril.
TIMÓTEO, 05 de Dezembro de 2025 – O projeto Mediando Saberes, que busca valorizar o patrimônio e a identidade cultural de Timóteo, recebeu um grande impulso após ser avaliado positivamente pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo a coordenadora Janaína Araújo, a repercussão nas escolas fortaleceu o reconhecimento do projeto como uma importante ação de educação patrimonial e cidadania.
A relevância do material foi tema de reunião com a secretária France-Jane Araújo Pereira e subsecretárias, onde a equipe destacou a importância da cartilha (que reúne informações sobre os patrimônios culturais locais) para o fortalecimento da identidade do município.
Do Ensaio à Sala de Aula
O material do Mediando Saberes será incorporado ao cotidiano da rede municipal de ensino, servindo como fonte de pesquisa e apoio pedagógico para os alunos. Em uma reunião posterior, a Secretaria entregou um exemplar da cartilha a cada unidade da rede, reforçando o compromisso com a nova ferramenta de ensino.
Segundo a secretária France-Jane: "Reconhecer, valorizar e preservar a história local é fundamental para a formação cidadã e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os timotenses.”
- Alcance: Durante a passagem pelas escolas, o projeto envolveu 38 alunos da E.M. Angelina Alves de Carvalho, 325 estudantes da E.E. Getúlio Vargas e 70 alunos da E.E. Professora Ana Letro Staacks, totalizando centenas de estudantes.
Perspectivas: Aniversário de 2026
O sucesso do projeto já aponta para sua institucionalização. A Secretaria manifestou interesse em incluir o Mediando Saberes na programação oficial do aniversário de Timóteo, em abril de 2026. Esta inclusão não só daria visibilidade ampliada à iniciativa, mas a solidificaria no calendário cultural e educacional do município.
A próxima etapa do projeto prevê a apresentação do material à comunidade em geral e a busca por recursos para novas impressões, garantindo acesso ampliado.
A coordenadora Janaína Araújo celebra a evolução: “A realização do projeto possibilitou perceber uma mudança significativa no olhar dos estudantes sobre o lugar onde vivem. Eles passaram a enxergar a cidade com maior orgulho, pertencimento e senso de responsabilidade.”
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