ALERTA NA PF: Relatório detalha queda de Bolsonaro em cela e revela apneia do sono "severa"
- 06/01/2026
Por: Redação Canal do Nekinhas Data: 6 de Janeiro de 2026
O estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, voltou a ser motivo de preocupação e investigação. Um relatório detalhado da PF, divulgado nesta terça-feira (6), esclarece o incidente ocorrido durante a madrugada, quando o ex-mandatário sofreu uma queda enquanto dormia.
O Incidente na Madrugada
De acordo com relatos da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-presidente teve uma "crise" enquanto dormia, caiu da cama e acabou batendo a cabeça em um móvel da cela. O fato de o quarto permanecer fechado durante a noite fez com que o atendimento só ocorresse pela manhã, quando agentes foram chamá-lo para o horário de visitas.
"Meu amor não está bem. Ele teve uma crise, caiu e bateu a cabeça. Só recebeu atendimento quando foram chamá-lo", afirmou Michelle em suas redes sociais.
O que diz o Relatório da PF e o Laudo Médico
O documento da Polícia Federal, que investiga as causas do desmaio/queda, traz informações preocupantes sobre o quadro clínico de Bolsonaro:
- Apneia Severa: Exames de polissonografia revelaram que o ex-presidente sofre de apneia obstrutiva do sono severa, registrando cerca de 50 episódios de interrupção de respiração por hora.
- Risco de Quedas: Os médicos já haviam alertado para o risco de quedas e pneumonia broncoaspirativa devido às comorbidades e à idade avançada.
- Uso de Equipamentos: O relatório indica a necessidade imediata do uso de aparelhos de pressão positiva, como o CPAP ou BiPAP, para manter as vias aéreas abertas durante o sono.
- Saúde Mental: O laudo também confirma que Bolsonaro passou a utilizar medicação antidepressiva recentemente, a pedido da própria equipe médica.
Moraes nega Prisão Domiciliar
Apesar do incidente e dos pedidos da defesa por uma prisão domiciliar humanitária, o ministro do STF Alexandre de Moraes manteve a custódia na PF. Segundo a decisão, o quadro clínico de Bolsonaro apresenta "melhora dos desconfortos" pós-cirúrgicos e a estrutura da Polícia Federal seria capaz de oferecer os cuidados necessários, desde que seguidas as recomendações médicas.
Bolsonaro havia retornado à cela no dia 1º de janeiro, após passar o Natal internado para uma cirurgia de hérnia inguinal e tratamento de crises persistentes de soluço.
Análise do Nekinhas: A política brasileira não dá trégua nem no sono. O diagnóstico de apneia severa explica muito do cansaço aparente do ex-presidente, mas a queda na cela coloca a segurança da PF sob os holofotes. Será que a cela tem a estrutura para um paciente com essas necessidades?
O que você acha? A PF deveria reforçar a vigilância médica ou o ex-presidente deveria ir para casa? Deixe seu comentário!
Fique por dentro de tudo o que acontece no coração do poder com o Canal do Nekinhas.




