SOLIDARIEDADE E AFETO: Ipatinga convida cidadãos para transformar vidas através do apadrinhamento e acolhimento familiar

  • 21/12/2025

SOLIDARIEDADE E AFETO: Ipatinga convida cidadãos para transformar vidas através do apadrinhamento e acolhimento familiar

Prefeitura de Ipatinga intensifica campanhas "Trilhas do Afeto" e "Laços de Afeto"; saiba a diferença entre ser um padrinho e uma família acolhedora e como você pode ajudar a proteger o futuro de crianças e jovens.


IPATINGA – Em tempos onde as luzes de Natal aquecem a cidade, Ipatinga reforça um convite que pode mudar o destino de muitas crianças e adolescentes: o exercício da solidariedade prática. Através da Secretaria de Assistência Social, o município mantém duas frentes poderosas de proteção para jovens afastados do convívio familiar por medida judicial: o Trilhas do Afeto e o Laços de Afeto.

Embora ambos os programas tenham o amor como base, eles funcionam de maneiras diferentes. Entender qual se encaixa no seu perfil é o primeiro passo para fazer parte dessa rede.

1. Programa Trilhas do Afeto (Apadrinhamento)

O apadrinhamento é voltado para crianças e adolescentes que vivem em abrigos (unidades de acolhimento) e têm poucas chances de retorno à família de origem ou de adoção. O padrinho ou madrinha torna-se uma referência afetiva fora da instituição.

  • O que faz: O padrinho visita, leva para passear, passa fins de semana ou férias com o afilhado e oferece suporte emocional e educacional.
  • Modalidades: Além do Afetivo, existe o padrinho Financeiro (ajuda com cursos ou tratamentos) e o Prestador de Serviços (profissionais que doam seu trabalho, como dentistas ou professores).
  • Quem pode: Pessoas maiores de 18 anos que tenham disponibilidade de tempo e coração aberto.

2. Família Acolhedora Laços de Afeto

Diferente do apadrinhamento, aqui a criança ou adolescente vai morar na sua casa por um período determinado. É uma alternativa ao abrigo institucional.

  • O que faz: Oferece um ambiente familiar, cuidados diários e proteção enquanto a justiça decide se a criança volta para a família biológica ou vai para adoção.
  • Duração: É uma medida temporária e excepcional.
  • Regra de Ouro: A família acolhedora não pode ter interesse em adoção. O objetivo é o acolhimento provisório.

Como Participar?

Se você sente que pode oferecer um pouco do seu tempo ou do seu lar, o primeiro passo é entrar em contato com as equipes técnicas para entender o processo de capacitação e os requisitos legais.

Para ser Padrinho ou Madrinha (Trilhas do Afeto):

  • 📲 WhatsApp: (31) 93619-4891 ¦ 98311-2573 ¦ 98711-8835
  • 📞 Telefone: (31) 3826-4905
  • 📍 Onde: Seção de Controle de Zoonoses (referência para informações) ou Secretaria de Assistência Social.

Para ser Família Acolhedora (Laços de Afeto):

  • 📲 WhatsApp: (31) 97209-6228
  • 📧 E-mail: familiaacolhedora@ipatinga.mg.gov.br

"Cuidar de uma criança que não é sua é o maior gesto de cidadania que alguém pode ter. Ipatinga acredita no poder do afeto para curar feridas e construir novos horizontes", destaca a equipe do Canal do Nekinha's.


#NekinhasSolidario ¦ #Ipatinga ¦ #TrilhasDoAfeto ¦ #FamiliaAcolhedora ¦ #CausaInfantil ¦ #ValeDoAço


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes